sexta-feira, 5 de julho de 2013

VENTO SELVAGEM.

DEVOCIONAL – 06/07/13

Texto:  Jo.3:8 “O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".

Observações:
 Ao lermos João 3, encontramos o diálogo de Jesus com Nicodemos. Nicodemos, um dos grandes fariseus, membro do Sinédrio, que procurou Jesus à noite, tentando compreender Deus e através da lógica da causa e efeito aceitar que Cristo é o Unigênito de DEUS.  E olha que Nicodemos chegou respeitosamente à presença de Jesus e chamou-o de Mestre. Por ser Deus, Jesus leu o coração de Nicodemos e respondeu a pergunta que ele não fez em voz alta: Será que o que tenho feito me torna uma pessoa salva e parte deste reino que o senhor está anunciando?
Jesus fez uma declaração chocante para Nicodemos: “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”.
 O Reino é um estado de relacionamento no qual o súdito resolve colocar-se sob o domínio do Rei. Alguém está no Reino quando se submete ao senhorio de Deus. Isto quer dizer obediência, adotar os mesmos valores, descobrir a cada dia a vontade dEle. O Reino não pode ser confundido com a igreja. O Reino está ligado ao aspecto interior, de adoção das leis do Rei, e de submissão a essas leis.
 A necessidade de nascer de novo confundiu a cabeça de Nicodemos. Era como se Jesus tivesse dito: o que você fez até hoje não o colocou no Reino, ou seja, ser religioso não garante sua entrada no Reino.
Nascer de novo é entender que nossos próprios méritos não nos levam ao Reino, mas que somente através de Jesus temos acesso a Deus, ou ao Reino, ou ao céu.

Prática/Aplicação
Você consegue ver o vento? 
Eu não consigo, porque o vento é invisível. Mas nós conseguimos ver as coisas que ele faz como: As árvores se movimentando, as folhas voando pelo chão, a pipa voando, e o nosso cabelo balançando. O vento sopra onde quer, nós não podemos controlá-lo, ninguém sabe de onde vem ou para onde vai. E desta forma não podemos conter e muito menos prender DEUS em uma caixinha. Uma Vez ouvi de um amigo, a seguinte frase “DEUS É SELVAGEM”, E TENHO QUE CONCORDAR, ELE NÃO pode ser manipulado e não age do meu jeitinho. Ele é Deus, eu sou só mais um (Individualmente amado e eleito). Nascemos para crescer, para virar gente, para nos tornarmos humanos. Aí, você poderia perguntar: “mas eu já não sou humano? E também o resto da humanidade já não é humana?”
O Pecado nos torna desumanos, nascer em CRISTO e obedecê-lO nos aproxima da humanidade de DEUS. Jesus foi o único homem absolutamente homem que a História conheceu. O novo nascimento é algo causado por Deus e não pelo homem. Eu preciso depender, crer e viver por Ele e para Ele.

Oração
Deus, obrigado por mais este dia, obrigado pela esposa e filhos maravilhosos.
Perdoa-me, se negligencio o meu tempo.  Perdoa-me quando faço concessões que vão contra o teu Evangelho. Perdoa-me quando desejo controlá-lo, domesticá-lo. Ensina-me a ser interdependente de ti de uma forma totalmente dependente!
 Tira de mim todo medo de depender!!!
Livra a minha família de todo Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário