quarta-feira, 10 de julho de 2013

VENTO FORTE


DEVOCIONAL

 Texto:                      Jo.6: 16-20

 OBSERVAÇÃO:

Aqui encontramos mais um exemplo da manifestação da divindade de Jesus, com algumas variantes, o relato também é comum aos evangelhos sinóticos (Mt 14:22-34; Mc 6:45-51; Lc 8:22-25). À exceção de Lucas, nos outros dois sinóticos, como em João, o episódio de Jesus caminhando sobre o mar também segue o relato da multiplicação dos pães. Após a multiplicação dos pães, o povo conclui que Jesus é o messias esperado, porque seguindo a esperança das pessoas do tempo, o Messias teria repetido o gesto de Moisés: alimentar o povo no deserto. Por isso, de acordo com a ideologia oficial, a multidão pensava que Jesus fosse o messias e, por causa disso, queria proclamá-lo rei (Jo 6:14-15). Esta exigência do povo era uma tentação seja para Jesus como para os discípulos. No evangelho de Marcos, Jesus obriga os discípulos a entrar imediatamente no barco e passar para a outra margem do lago (Mc 6,45). Queriam evitar que se contaminassem com a ideologia dominante. Sinal, este, que o “fermento de Herodes e dos fariseus”, era muito forte ( Mc 8,15). Por outro lado, este é o quinto sinal: existe o medo e Jesus traz a confiança.  Jesus manifesta seu poder divino caminhando sobre as águas. Ele, que é a luz do mundo (Jo 8,12), ilumina a vida dos discípulos, para arrancá-los medo que imobiliza e distorce a visão. Ele diz: “Sou eu. Não tenhais medo” (6,20) E isso basta.
APLICAÇÃO/REFLEXÃO

Engraçado, esta cena é um encontro. Eles estavam sozinhos no barco, o vento era forte e eles estavam com medo. Jesus estava no monte, dirigia-se a eles. Eles sabiam que Jesus viria, mas estavam com medo. Hoje, nós O esperamos, a segunda vinda, sabemos e cremos que Ele está conosco. Já vimos a sua ação a nosso favor em diversas situações e quando menos esperamos temos medo e, quando isso acontece, podemos nos assustar e até mesmo nos sentir assombrados, com a nossa instabilidade.

Sabemos que a nossa postura deve ser justamente o contrário disso tudo. Mas, infelizmente fraquejamos, o melhor de tudo é que ele sabe, compreende.

Quando encontramos Jesus, ele sempre nos mostra algo de concreto para as nossas vidas e para onde devemos chegar, nos revela alguma coisa que nos ajuda na superação das dificuldades que encontramos, ele nos mostra que o seu amor e a sua presença não são algo abstrato nas nossas vidas, mas que a sua presença é sempre amor concreto de Deus, força de superação e conquista do novo que nos revela o Reino definitivo. 

Portanto, necessitamos de encontros diários com o Salvador. Eu necessito, sou carente da presença do Pai. Desde que, escolhi, me dedicar a fazer um devocional diário tenho provado do refrigério e do fortalecimento em meio às tempestades. Terei ventos fortes, chuvas e até noites escuras, mas Jesus sempre vem ao meu encontro. Ainda bem, por que sei que não tenho forças de ir, ficarei com medo no barco. Ainda bem que Ele entra acalma a tempestade e encaminha o Barco para o Porto Seguro. No caso, ELE MESMO!!! Eta DEUS maravilhoso, Ele vem até mim um míserável pecador. Cara!? e ainda tem gente que não acredita em DEUS, pode!??

ORAÇÃO

Pai, em meio às tempestades, faze-me compreender que Cristo, o Deus encarnado, Salvador, o Ressuscitado caminha comigo, incentivando-me a não temer e a permanecer firme no rumo traçado por Ele, por meio dEle e para Ele.

 Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário