sábado, 6 de julho de 2013

Indo até os INVISÍVEIS

DEVOCIONAL – 07/07/13

TextoJo 4.35-38

Observações:

A geografia de Israel apresenta um quadro de recursos hídrico muito pobre. Em virtude dessa escassez de mananciais, os poucos existentes eram uma verdadeira bênção e dom de Deus, por isso, eram bem conservados e cuidados. Eram espaços muito frequentados.
 A vida dependia dessas fontes. Também eram lugares de encontros (Gn 29:2-10), de conflitos (Ex 2:16-19; Gn 26:19-22), de reconciliação ( Gn 21:25) e de início de relações amorosas  (Ex 2:20). Segundo os arqueólogos, a fonte perto de Sicar foi usada por cerca de 1500 anos, isto é, do ano 1000 a. C. até ao ano 500 d. C.
Em João 4, temos um ensinamento sobre missões, sobre o papel da igreja.
Neste capitulo, o Mestre chega a uma cidade samaritana, meio dia, cansado, suado e com fome e senta-se próximo ao poço.  E Jesus pede um pouco d’água para uma mulher e ela se assusta. Por quê??
Bom, a situação social de Israel nos tempos de Cristo obedecia a seguinte ordem: Clero,Israelitas de origem pura, Pessoas desprezíveis(escravos, judeus, israelitas ilegítimos, escravos pagãos) e finalmente os samaritanos.
Portanto, ali estava uma mulher samaritana, duas vezes inferior: mulher e samaritana.  O espanto dela ocorre porque Jesus rompeu diversos preconceitos, quebrou muitas barreiras. Renunciou a si mesmo; foi supra-cultural, supra-racial.


Prática/Aplicação
Jesus e a mulher samaritana tiveram um diálogo bem estranho.
Ele falando do céu e ela presa nas coisas terrenas; ele falando de Deus e ela de Jacó; ele falando de coisas sobrenaturais e ela com indagações mundanas e superficiais. Jesus dizendo que adorador não depende do lugar e ela preocupada em qual monte deveria adorar.
Jesus gastou seu tempo com uma mulher e conquistou depois uma cidade.
Jesus tinha uma profunda visão missionária e que chegara o tempo da colheita.
Qual é minha comida? Quais sãos os preconceitos que preciso quebrar e abandonar? Quais são as minhas prioridades?
Nós queremos conquistar a cidade, mas estamos prontos para falar com a samaritana? Eu quero enxergar os excluídos?
Quem ao meu redor representa a mulher samaritana, pessoas de classes inferiores, preocupadas com o mínimo para sobreviver e lutando para ser feliz, querendo adorar e buscando montes terrenos?
O que temos feito, Jesus faria e aprovaria? O que Jesus fez, estamos fazendo?
Somos realmente cristãos, discípulos que executam a missão?
A igreja existe por causa da missão e não o contrário. Mas, por que investimos mais em estrutura do que em missões?

Oração
Deus, obrigado por mais este dia, obrigado pela esposa e filhos maravilhosos.
Perdoa-me, se negligencio o meu tempo.  Ensina-me a priorizar o que é importante. Capacita-me para sempre valorizar as pessoas, enxergá-las, ir até elas e levar a verdadeira comida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário