sábado, 20 de julho de 2013

NINGUÉM SENHOR!!


DEVOCIONAL – 20/07/13

 
Texto:  Jo 8:1-12

Observações:

No capítulo anterior, vimos pessoas confrontando Jesus sobre a veracidade de seus ensinamentos, inclusive o questionamento de seus irmãos. O confronto continua, de um lado, as multidões procuravam Jesus para ouvi-lo, de outro, os líderes da religião constituída buscavam toda ocasião para enredá-lO, tentando desconstruí-lo frente aos seus seguidores. É exatamente isto que vemos no relato da mulher adúltera, no início do cap.8.

Vale ressaltar que na opinião de grandes estudiosos, este texto apresenta um problema. Já que lendo o texto percebe- se que esta parte destoa do resto da narrativa do Evangelho de João. Na verdade, encontramos todas as características dos Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas).

Esta passagem não foi encontrada nos manuscritos mais antigos. Analisando, vemos uma semelhança muito forte com o Evangelho de Lucas e que aí seria o seu lugar (Para alguns biblistas o lugar seria a parir de Lc 21:38). Não se sabe porque a história veio parar no Evangelho de João. Contudo, é importante deixar claro que em nenhum momento se questiona a sua inspiração ou canonicidade.

Vamos ao quadro dos 11 primeiro versículos:

Jesus está no Monte das Oliveiras que fica próximo do Templo onde Ele está ensinando. Quando, de repente as velhas raposas, digo os fariseus trazem, em sua presença, uma mulher presa em flagrante de adultério. Conforme a Lei quem cometesse adultério deveria ser morto (Cf. Lv 20:10 e Dt 22:22-27).

E o Mestre lida com essas raposas com uma maestria extraordinária. Ele começa a escrever no chão. Imagine como ficaram os caras. O texto não diz o que foi que Ele escreveu. Só que os caras insistiram em saber a resposta de Jesus.  E a Resposta do Rei dos reis foi:
 “Quem não tem pecado, atire a primeira pedra!”.

O que Jesus escreveu? Teria escrito os pecados de cada um deles? Ou será que Jesus lembrou aos santões que ninguém comete um adultério sozinho. A mulher estava ali, onde estava o adultero? De acordo com a Lei ele também deveria morrer.

O fato é que todos, a começar pelos mais velhos, foram embora.

 Jesus não condena a mulher, mas a perdoa.  Ele diz a ela que basta não pecar mais, vá em paz. Não é preciso que ela o recompense, oferte algo, faça um sacrifício, não há indulgências.

Prática/Aplicação

Perdoar ou pedir perdão? O que é mais difícil? Por quê?

Na nossa cultura machista, se o homem trai, ele fez o que é da sua natureza. Vamos perdoa-lo e seguir a vida. Já a mulher... Apedreja esta vaga... E assim por diante. Alguns dizem que isso mudou. Será?

Bom, as mulheres são chamadas de pirigueti e os homens de garanhões, não vejo tanta diferença. Como foi para Adão é fácil para todo homem fugir da sua responsabilidade. E até quando acusa , eles fogem.

A mulher não saiu com os outros. Não fez uso da oportunidade para escapar e fugir. Ser acusado de um crime é horrível, ainda mais quando você foi pego. Ela ficou junto a Jesus, creio que precisava ouvir o perdão do Salvador, e ouviu. Jesus não faz investigações e nem aconselha a mulher. Ele sabe que o milagre já á aconteceu.

Ele não é conivente com pecados, mas sabe que a Fé nasceu. Fé que a faz submeter ao Outro, ao Rei. Ele é radical contra o pecado, basta lermos o sermão do monte. Ele é duro com os religiosos, ele não faz acepção. Ele responde ali, tanto aos acusadores quanto a adultera  a pergunta:

Onde, afinal, se pode achar o perdão?

Em sua pessoa.  Jesus é a única resposta a essa pergunta. Por isso ele profere a palavra válida de perdão também para essa mulher, que com sua culpa permaneceu parada diante dele.

Ele profere para mim que careço da Glória de Deus, pois sou pecador e peco. Sou eu que falo palavras de vitória hoje e amanhã estou com medo. Tenho recaído em vícios. Sofro para vencer a minha carne. Como Ele é maravilhoso!!! Ele nos atrai para sua presença, vem ao nosso encontro e ilumina a minha vida, a sua vida. Ele nos perdoa, é o advogado, é a nossa força, nosso escudo, nosso refrigério.

Ele é Luz do mundo. Ele ilumina o nosso ser para receber perdão e Salvação. Mas, aquele que é salvo, precisa compartilhar o que recebeu. Precisar Perdoar. Por experiência própria, sei que perdão beneficia muito mais aquele que perdoa.

Oração

Agradeça a Deus por sua prontidão em me perdoar. Peço que cultive em mim um espírito de perdão em meus relacionamentos com os outros. Capacita-me a olhar as pessoas com o teu olhar. Abençoe minha família. Que eu seja um mensageiro fiel a tua Palavra e possa levar perdão e cura aos que estão machucados. Anunciar a sua Boa nova aos que estão sendo apedrejados pelas suas culpas e transgressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário