sábado, 13 de julho de 2013

O EVANGELHO GENUÍNO INCOMODA


DEVOCIONAL

 

TEXTO:                  Jo. 7: 14 -24

 

OBSERVAÇÃO

 
Passando pela festa Jesus vai para o templo e ali começa a ensinar. Muitos ficam maravilhados por seus ensinos, porque sabiam que Ele era um homem simples e sem estudo e como falava daquela forma?

Esse fato quebra as pernas dos fariseus. Como pode Jesus saber das Escrituras se ele não estudou?

 As profecias diziam que o Messias devia saber e cumprir as Escrituras, e Jesus se enquadrava neste pré-requisito.

Os fariseus que estudavam a Bíblia achavam que só eles sabiam. Quem não havia passado pelas suas escolas, era desprezado.

Jesus responde que sua doutrina vem de Deus e, portanto, é a glória de Deus que Ele revela. Enquanto, os fariseus confiavam no seu estudo, nisso estava a sua glória. Cumprir a Lei de Moisés. Afirmavam que se alguém conseguisse cumprir os 613 mandamentos, este veria a glória de Deus. Eles não conseguiam e eram desconstruídos por esse homem sem letra. Portanto, eles queriam matar Jesus. O poder deles estava em risco, o povo podia perceber que eles não eram os grandes homens detentores da revelação. Engraçado que  o mandamento que dizia: “Não matarás!” (Ex 20,13; Dt 5,17) não era lembrado por esses distintos senhores, pois eles  não procuravam  Jesus para conhecer a vontade de Deus; eles  O procuravam para matá-lo. Também, Jesus não deixava por menos, não era politicamente correto. Jesus foi totalmente integro, sem meias palavras. Tanto que Jesus recorda o “sinal” feito em dia de sábado. Ele ressalta que os judeus também faziam a circuncisão em dia de sábado.  E isso também é um trabalho e, portanto, também uma violação da Lei. Mas eles diziam que deviam fazer para cumprir a Lei( que contradição!!).  Jesus responde que eles “curam” somente a parte de um membro da pessoa. Ao contrário, Jesus curou o homem todo. Fazer o bem, curar uma vida não é violar a Lei, ao contrário, é fazer a vontade de Deus! JESUS QUEBRAVA TODO LEGALISMO.

 

REFLEXÃO/PRÁTICA

O evangelho genuíno incomoda, impacta e não pode passar despercebido. 

A mensagem do Evangelho incomoda tanto porque ela é diferente das outras mensagens. É uma mensagem exigente, transformadora, tira-nos da zona de conforto, confronta, causa um incomodo interior tremendo, abala todo nosso ser, verdadeira, destrói a obra do diabo, leva ao arrependimento, cura, gera perdão, salva, e o mais importante é a Palavra de Deus. Palavras que geram, produzem vida e são garantidas pelo Todo-Poderoso.

Hoje é a MINHA vez de perturbar, por isso, devo anunciar o evangelho a todo instante e a toda as criaturas, sendo sábio, seguindo o modelo do Mestre que não teve medo. Esforcemos-nos para servir a Deus em espírito e verdade, façamos com que nosso testemunho fale por si só.

 

ORAÇÃO

 


Deus, obrigado pela salvação, porque me atraíste para seus braços. E mesmo sendo tão falho, o SENHOR me dá o privilégio de anunciar a tua Palavra. Fortalece os meus passos para pregar o Evangelho genuíno, sem concessões. Que a sua Igreja mantenha-se fidedigna, buscando a sua Verdade e expondo os fariseus que estão infiltrados nela.

 

 

Um comentário:

  1. De acordo....ainda existem os remanescentes que querem o verdadeiro Evangelho !

    ResponderExcluir