sexta-feira, 3 de junho de 2011

“Exclusivismo cristão”

Por A.Pedraça

Muitos são os cristãos que sentem- se inseguros e receosos em declarar sua fé em Jesus Cristo como único caminho para Deus, com o medo de receber o rótulo de intolerante. Mas, podemos resumir o “exclusivismo cristão” da seguinte maneira: Jesus Cristo é o Filho de Deus; Ele é o Senhor e Salvador e crer nEle é único meio para alcançar a salvação. As Sagradas Escrituras apontam uma série de textos que afirmam esta verdade, por exemplo:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4.12
Estamos envoltos, em uma sociedade pós-moderna hedonista e fundamentada no relativismo, logo para ela é inadmissível que um cristão afirme que só existe apenas um caminho para Deus. Perguntam-se como pode alguém sustentar tal idéia em nossos dias?
Diante desse quadro de tamanha diversidade religiosa e onde os pluralistas estão de plantão para impor sua cosmovisão, os cristãos acabam sendo taxados de fanáticos e opressores. Entretanto, por que devemos ser receptivos a todos os discursos? A liberdade de expressão não é para todos?
Logo, fica uma questão básica: é, verdadeiramente, ofensivo afirmar que só Jesus Cristo é o caminho para DEUS?
 O que é o exclusivismo? 
 “O exclusivismo religioso afirma que apenas uma religião pode ser verdadeira, e todas as outras opostas à única religião verdadeira devem ser falsas” (Norman Geisler).
Só o cristianismo afirma ser exclusivista? As principais religiões do mundo são exclusivistas, com um agravante, todas elas criticam o cristianismo.
Os muçulmanos são exclusivistas de modo radical; além de reivindicar ser a única verdade teológica, crêem que quando seus credos e mensagens expostos no Alcorão só podem ser proclamados no próprio idioma árabe. Os Budistas se revelam como detentores de um nobre caminho de crescimento espiritual distinto de todos outros, seus adeptos não gostam dos termos “religião” e/ou “filosofia”. Sidharta Gautama, fundador do Budismo rejeitou os ensinos do Hinduísmo, incluindo os a literatura dos Vedas e o sistema de castas. O próprio Hinduísmo é tão exclusivista que toda e qualquer manifestação religiosa que vá contra ou que seja distinta aos ensinos relacionados ao carma, os Vedas, a crença na reencarnação e o sistema de castas são tidos como inimigos. Inclusive, o Ateísmo é  um sistema exclusivista, já que Alegam que, por estarem “livres” de toda e qualquer concepção acerca de Deus, são o mais perfeito caminho a ser seguido.
Portanto, o Cristianismo não é o único sistema de crença exclusivista, mas é o único que tem o Crucificado, Jesus Cristo, redentor de toda humanidade e somente o Cristianismo fornece respostas para a criação, queda e redenção do homem. 
Apenas um caminho
A mensagem cristã é simples, e talvez seja por isso que muitos homens a rejeitam. A doutrina da divindade de Cristo é a doutrina central do Cristianismo, como Cristo é Divino, ele pode ser confiado por ser infalível em tudo o que disse, até mesmo em coisas duras como exaltar o sofrimento e a pobreza, proibir o divórcio, dar a Sua Igreja autoridade para ensinar e perdoar pecados em Seu nome, avisar sobre o Inferno, ou seja, Ele não tinha benefícios. Ou Jesus estava falando a verdade, ou não estava. Portanto, em relação a Cristo , uma das seguintes características deve ser atribuída:
Ø  Lunático: Cristo não era Deus, mas ele pensou, de forma errônea, que era.
Ø  Mentiroso: Cristo não era Deus, e ele sabia, mas falou que era do mesmo jeito.
Ø  Senhor: Jesus é Deus.
Ações que podem ser conseguidas somente por Deus são creditadas a Jesus. Jesus não somente ressuscitou os mortos (João 5:21; 11:38-44), perdoou pecados (Atos 5:31; 13:38), criou e sustenta o universo (João 1:2; Colossenses 1:16-17). Este argumento se torna ainda mais convincente quando consideramos que Yahweh disse que Ele estava sozinho durante a criação (Isaías 44:24). Além disso, Cristo possui atributos que somente a divindade pode ter: eternidade (João 8:58), onipresença (Mateus 18:20, 28:20), onisciência (Mateus 16:21), onipotência (João 11:38-44). Jesus queria que todos acreditassem que ele era Deus. Ele queria que todos O adorassem.
Concluindo, as religiões diversas podem ter bons ensinos, uma moral elevada, gurus excelentes, códigos de ética rígidos e que surtam efeitos práticos, mas apenas Jesus Cristo morreu na cruz e cumpriu com as exigências que eram necessárias para que o caminho para Deus fosse aberto. Jesus, apenas Ele é o caminho e não há outro meio para sermos salvos, a nossa única contribuição no ato da redenção é o nosso pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário