quinta-feira, 23 de junho de 2011

Animação dá vida a Chesterton em debate sobre fé e racionalismo

 

 

Gilbert Keith Chesterton (1874 —1936) foi um escritor, poeta, narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, teólogo, filósofo, desenhista e conferencista britânico. 

Em minha opinião, um dos homens mais geniais que viveu neste planeta. Sua obra ORTODOXIA mudou a minha vida. 

Nascido de família anglicana, mais tarde converteu-se ao catolicismo em 1922 por influência do escritor católico Hilaire Belloc, com quem desde 1900 manteve uma amizade muito próxima. Ao falecer deixou todos os seus bens para a Igreja Católica. A sua obra foi reunida em quase quarenta volumes contendo os mais variados temas sob os mais variados gêneros. O Papa Pio XI foi grande admirador de G.K Chesterton a quem conhecera pessoalmente. 

Na sua introdução a "São Tomás de Aquino" deixou escrito: 

"Assim como se pode considerar São Francisco o protótipo dos aspectos romanescos e emotivos da vida, assim Santo Tomás é o protótipo do seu aspecto racional, razão por que, em muitos aspectos, estes dois santos se completam. Um dos paradoxos da história é que cada geração é convertida pelo santo que se encontra mais em contradição com ela. E, assim como São Francisco se dirigia ao século XIX prosaico, assim São Tomás tem mensagem especial que dirigir à nossa geração um tanto inclinada a descrer do valor da razão."

Em uma de suas principais obras, Ortodoxia, defende os valores cristãos contra os chamados valores modernos, a saber, o cientificismo reducionista e determinista. Dono de uma retórica exemplar, coloca em debate crítico ideias como as de Mark Twain e Nietzsche. 

Suas muitas dezenas de obras incluem, além de teologia e filosofia, peças de teatro, ficção e a impagável série Father Brown. 

No vídeo a seguir, os criadores produziram em animação um fantástico debate Chesterton versus Blatchford sobre a irracionalidade do racionalismo. Este debate nunca ocorreu desta forma, frente-a-frente, no melhor estilo tribunal. Contudo foi travado através de artigos em jornais e revistas onde o valoroso G.K. combateu os detratores da fé cristã. 

Na verdade, o próprio projeto do livro Ortodoxia nasce de uma contestação que Chesterton pretendia escrever em resposta a um ensaio de Blatchford e que terminou evoluindo para a sua obra prima. 

O vídeo é fantástico, pois dá linearidade e súmula à apologética cristã em suas questões mais fundamentais e para além das múltiplas confissões de fé cristã. 

Chesterton x Blachford: A irracionalidade do racionalismo.

Papa fina amigos.





Fonte: Genizah

Nenhum comentário:

Postar um comentário