sábado, 25 de junho de 2011

Desculpas "INDESCULPÁVEIS"

Por A.J. Pedraça
Hoje inventamos muitas desculpas para fazer apenas o que queremos. E hoje resolvi listar os nossos principais argumentos. Será que você já não fez uso deles?

Nossas desculpas para não responder ao chamado de Deus.
 1. Eu não sei falar

Deus promete dar-nos as palavras. Ele irá nos motivar e inspirar. Isso não significa que não devemos estudar ou se preparar.
  • Moisés - Êxodo 6:11-13
11  Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.
12   Moisés, porém, falou perante o SENHOR, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.
13  Todavia o SENHOR falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.
·        Jeremias 1:6-7
6     Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
7      Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.

Paulo nos diz em 2 Coríntios 11:6

            6        E, se sou rude na palavra, não o sou contudo na ciência; mas já em todas as coisas nos temos feito conhecer totalmente entre vós.

·        Paulo não era um orador carismático, e isso é confirmado em 1 Co. 2: 3-5
3      E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
4       A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
5       Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Paulo não falava fantasias, apenas a verdade. Algo raro no discurso de muitos pregadores atuais.
2. Eu não sou bonito ou de boa presença
·        O apóstolo Paulo não era  o homem mais lindo do mundo

1 Co. 4 :10-13
          10       Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.
           11       Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,
            12      E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;
             13      Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.
Cito este texto para demonstrar que Paulo estava: nem aí para aparência. Você acha que alguém que passava por torturas e perseguições, encontrava tempo para ir ao salão?

3. Eu não sou bom o suficiente, eu sou fraco, incapaz.
Eu não sou apóstolo, patriarca, profeta, arcanjo ...

1 Co. 1: 26-31
              26      Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
               27      Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
               28      E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
               29       Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
               30       Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
               31        Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.

4. Eu sou muito jovem

Jeremias 1:6
               6          Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
                7          Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
                 8         Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
Foi um jovem que criou a Missão Portas Abertas, a Jocum e muito mais.

5. Estou com medo

Jeremias 1:7.
                7          Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Lucas 12: 4-7
                 4        E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.
                  5         Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
                   6        Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
                   7        E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.


6. Estou muito velho 
Quando você é chamado, você é chamado. Se você tem convicção, você pode saltar. Não é um salto de fé no escuro, mas um salto de fé nos braços do Pai. Ciente de que não teremos palácios e  castelos aqui na terra.

·        Moisés começou a executar o chamado com 80 anos
·        Abraão tinha 90 anos
·        Como Paulo disse: Deus é Senhor da história
Gal. 1: 15-16
                  15        Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
                   16       Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue

Portanto, sem desculpas!
Façamos o que tem que ser feito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário