sexta-feira, 10 de junho de 2011

CONTINUAÇÂO DO SANTO DAIME

SE O VÍDEO FICOU MUITO POR CIMA A RESPEITO DO SANTO DAIME, ENTÃO VAI AI O  TRABALHO QUE MEU GRUPO FEZ. 




INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos a cosmovisão do grupo religioso Santo Daime, sua história, tradição, crenças e doutrinas. Seus seguidores acreditam que o uso de um chá (chá este que carrega o nome da “religião”) tem o objetivo de elevar seu conhecimento sobre si mesmo e do universo, através dessa experiência o chá traz cura interior e mudança no comportamento . Acreditam que a busca por uma vida cada vez mais simples e principalmente perto da natureza leva o homem para perto de Deus e uma eternidade com Ele.
          A decepção, uma vida drásticas, Ilusões e prazeres gerados pelo urbanismo afasta o homem de Deus e prejudica a Mãe Terra. Vários fatores levam pessoas a quererem se integrar ao Santo Daime. Pessoas que já tinha dependência química, frustradas, vida boa ou triste. Apesar das variedades de motivos, elas acreditam encontrar em uma única religião, Santo Daime, a resposta, aquilo que os liga novamente a Deus.

História
    1. Significado do Nome 
       Daime - dizem, vem do verbo “dar”, no imperativo. “Daime” paz, 'Daime' saúde, “Daime” felicidade!”- é a aspiração dos membros da entidade. É um tipo de seita eclética, uma mistura de espiritismo, cultos afro-brasileiros e catolicismo romano, resultantes de três culturas (a branca, a negra e a indígena). O livro sagrado que adotam é o seu hinário. As letras dos hinos constituem a diretriz para os seguidores. Todos os ensinamentos são ministrados por hinos naquele estado alterado de consciência proporcionado pelo Daime, encontrando-se neles suas crenças básicas. A principal característica do Santo Daime é o canto. São conhecidos também como "Povo de Juramidam", expressão composta de Jura (pai) e Midam (filho). Tal é o nome que o iniciador da seita diz ter recebido das entidades divinas.

    1. Origem
      Ninguém sabe ao certo quando a ayahuasca surgiu, mas historiadores são unanimes ao afirmar que a receita do chá alucinógeno foi criada por índios peruanos antes do século XVI e repassada a tribos brasileiras.
      Raimundo Irineu Serra nasceu em 1892,no maranhão e morreu em 1971 e aos 20 anos,em 1914, o maranhense integrou um movimento migratório de nordestinos para trabalhar na extração do látex. Na floresta amazônica, Irineu e seus companheiros foram misturando a sua cultura à dos índios e aprenderam a preparar a bebida que lhes provocava visões.
       Numa dessas visões, apareceu uma mulher chamada Clara, que se dizia Nossa Senhora da Conceição, a rainha da floresta. Ela falou-lhe: “quem é que tua achas que eu sou?”. Ele olhou para ela e lhe disse: “Para mim, a senhora é uma Deusa Universal”.
      E o dialogo prossegue:
“Tu tens coragem de me chamar de satanás, isso ou aquilo outro?”
“Não, a senhora é uma Deusa Universal”.
“Tu achas que o que estás vendo agora, alguém já viu?”.
O mestre Irineu refletiu e achou que alguém já podia ter visto, e havia tantos que faziam a bebida que ele podia estar vendo o resto. A senhora então disse:
“O que estás vendo agora ninguém jamais viu, só tu. Eu vou te entregar este mundo para governar. Agora tu vais te preparar, porque eu não vou te entregar agora. Vais ter uma preparação para ver se tu podes merecer verdadeiramente: Tu vais passar 8 dias comendo só macaxeira (mandioca) cozida com água e mais nada”. Relatou Irineu que foi ela quem deu o nome de Santo Daime à bebida e ditou normas para a realização do ritual. Em 1930, começou a distribuir o chá na capital Acreana, Rio Branco. Ele adquiriu poderes extra-sensoriais e aí passou a ter vidência e a comunicar-se com os mortos. Nas reuniões, evocam Jesus Cristo e os Santos católicos como Nossa Senhora da Conceição, São João Batista, São José. Paralelamente evocam entidades indígenas como, Tuperci, Ripi Iaiá, Currupipipiraguá, Equior, Tucum, Barum, Marum Papai Paxá, B.G., Rei Titango, Rei Tguarrube, Rei Tintuma, Pincesa Soloína, Princesa Janaína e Maranchibe. Ele fundou, em 1942, o Centro de  Iluminação Cristã Luz Universal, que chegou a congregar quinhentos membros efetivos.
        Com a morte de Irineu em 1971, Sebastião Mota de Melo, até então seu seguidor, autoproclamou-se líder dos daimistas. Passou a estimular a abertura de igrejas filiais do Daime em todo o Brasil – e a aceitar doações em dinheiro. Em 1981, a polícia encontrou 60 quilos de maconha em seu acampamento no Acre. Depois disso, ele decidiu fundar uma vila isolada, só com seus seguidores, no interior da mata – o Céu de Mapiá.

    1. Crescimento
      Com a morte de Irineu em 1971, Sebastião Mota de Melo, até então seguidor de Irineu, autoproclamou-se líder dos daimistas. Passou a estimular a abertura de igrejas filiais do Daime em todo o Brasil – e a aceitar doações em dinheiro. Em 1981, a polícia encontrou 60 quilos de maconha em seu acampamento no Acre. Depois disso, ele decidiu fundar uma vila isolada, só com seus seguidores, no interior da mata – o Céu de Mapiá.
      Hoje, os centros que seguem a linhagem do padrinho Sebastião estão presentes em todos os estados brasileiros. Estima-se que haja 15000 seguidores regulares da seita, o mesmo número de fiéis da UDV.
      Nos anos 60 surgiu a União do Vegetal (UDV), uma espécie de concorrente do Santo Daime, fundada por José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel. Este movimento não teve qualquer ligação com o do Mestre Irineu. José Gabriel migrou da Bahia para o Acre durante o ciclo da borracha e descobriu o chá indígena que batizou de “vegetal” ou “hoasca”.
    Hoje, a UDV tem sub sedes até nos Estados Unidos e na Espanha. No Brasil, há grupos em mais de 100 cidades, em todos os estados. No total, são 15000 seguidores.
Doutrinas da fé
     A Doutrina do Santo Daime ou Doutrina do Mestre Irineu, como também é identificada, nasceu dentro da floresta, brotou no seio do seu povo, uma gente muito humilde e digna, como dizem os daimistas. A sua mensagem, que se encontra reunida na forma de coleções de hinos recebidos pelos mestres e adeptos, prega o amor pela natureza e consagra o mundo vegetal e todo o planeta como sendo o cenário sagrado de sua mãe-terra.
     Outro fato que chama a atenção é o fato da Doutrina do Santo Daime ser absolutamente musical. A tal ponte que poderíamos dizer que a música é parte integrante dela, do cerne dos seus ensinamentos.
      A música assume um caráter pedagógico, mas sua função não se resume em sustentar um corpo doutrinário discursivo e sim, através do poder de sua própria vibração, abrir nosso espírito para esse sentimento inefável de bem-aventurança que só ocorre quando a consciência se funde à existência.
      Os hinos ocupam um lugar de destaque na Doutrina do Santo Daime, ao lado da bebida sacramental. É através dos hinos que todos recebem a orientação necessária para navegar na força do Daime durante a sessão. Por uma estranha sincronicidade, eles parecem, à luz do Daime, corresponderem as mínimas necessidades durante a viagem astral da miração para os daimistas.   
      Os hinos são recebidos durante o efeito da bebida sacramental. Eles chegam através dos aparelhos receptores, que podem ser qualquer um. Normalmente expressam uma vivência e aprendizado espiritual do trabalho ou traduzem e explicam visões carregadas de significado.
     Os hinos portanto, pra eles, podem ser : lições preciosas para aqueles que os recebem; testemunhos de graças e curas recebidas. Chamadas das entidades protetoras e guias espirituais e instruções para serem consideradas por toda a irmandade daimista.
      Outro aspecto de sua doutrina, é que alegam que possuem a doutrina cristã xamânica, uma síntese entre o oriente e o ocidente. O oriente, como dizem, os ligou a ciência da Yoga, método de meditação para capacitar a mente a dissolver-se no Atman, no Eu Universal, além de valiosos ensinamentos sobre a lei do Carma, reencarnação etc.
      A doutrina do Cristo trouxe o caminho do perdão, do amor, da caridade e um método de crescer espiritualmente como sofrimento e o sentimento de finitude da matéria que é inerente à vida.
      Para os daimistaso chá vem a ser um Acelerador, um Atalho Cármico. Através dele, os daimistas acreditam que qualquer um, que esteja sinceramente disposto a se transformar, poderá chegar, num tempo mais reduzido, ao conhecimento de Si-Mesmo e do Universo.
       O resultado desse trabalho espiritual interior não é apenas uma propriedade de um alcalóide que inibe uma enzima de um neurotransmissor cerebral. Não é um fenômeno que pode ser induzido por experiências de laboratório. O trabalho espiritual envolve sistemática transformação pessoal e provas disso no dia a dia.
       O trabalho com o Santo Daime busca a reunificação no Uno, no Todo e usa o corpo e a mente como uma ferramenta de trabalho. Essa perspectiva espiritual não reduz nossa capacidade de ajuste no mundo, mas pelo contrário a amplia.

    1. Chá e Efeitos
      O chá de Santo Daime é um alucinógeno. Tal propriedade se deve à presença nas folhas da chacrona de uma substância alucinógena denominada N, N-dimetiltriptamina (DMT). O DMT é destruído pelo organismo por meio da enzima monoaminaoxidase (MAO). No entanto, o caapi possui uma substância capaz de bloquear os efeitos da MAO: a harmalina. Desse modo, o DMT tem sua ação alucinógena intensificada e prolongada.
      Outras plantas amazônicas também possuem DMT e são utilizadas por diversas tribos indígenas como um modo de experiência religiosa. Entre estas estão a jurem (Mimosa hostilis) e o yopo (Anadenanthera colubrina). A Jurema é consumida na forma de chá, enquanto as sementes do yopo são maceradas e seu pó, consumido pela via intranasal (cheirado).
      Pode haver sensação de medo e perda do controle, levando a reações de pânico. O consumo do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia).
      A bebida é preparada com o cozimento de dois vegetais da floresta amazônica: o cipó jagube ( cujo nome científico é: banisteriopsis caspi) e a folha chacrona. (psychotria veridis). É conhecida como Ayahuasca ou, abrevidamente OASCA. Ao ser ingerida, proporciona vidências, comunicação com espíritos, alívio físico e psíquico, curas, etc.
       Isso nada mais é, do que porta aberta para os estados alterados de consciência, além de produzir um desarranjo intestinal tão violento que a pessoa que o bebe sente necessidade de ter ao seu lado um vomitório móvel, porque não dá tempo de ir ao banheiro comum. As diversas preparações geralmente contêm talos socados da Banisteriopsis caapi ou espécies correlatas mais as folhas da Psichotria viridis. As plantas adicionadas à Ayahuasca ajudam a maximizar as experiências de estimulação visual e as sensações de contato com forças e locais sobrenaturais e divinos. Os métodos de preparo variam conforme o grupo, como um chá quente ou amassando-se junto à água fria, deixando-se em descanso por aproximadamente 24 horas. É um processo longo que leva quase um dia para o preparo, o que torna a "tecnologia" de produção insuficiente para a produção de grandes quantidades.
       O feitio da bebida é uma cerimônia carregada de grande simbolismo espiritual. É a produção de um sacramento. O feitio corresponde inteiramente ao papel de principal ritual de iniciação, onde os conhecimentos são ministrados e recebidos segundo a entrega de cada um.
       Durante o feitio, as mulheres cuidam das folhas, enquanto os homens preparam o cipó. Do ponto de vista espiritual, o resultado do feito, a bebida sacramental Daime, é considerada um sacramento, um veículo para manifestação do Ser Divino responsável pela sua luz e efeito espiritual.
       Já do ponde de vista material, ela é um produto florestal, um chá enteogênico sacramental de propriedades psicoativas, produzida, evasada e distribuída sob responsabilidade da Igreja.

    1. Festividades
        Quase na totalidade surgem as festividades dos dias santos do Catolicismo, incluindo mais uma festa extra na data do nascimento do fundador (15 de dezembro).
        O ano religioso começa em 6 de janeiro, em homenagem aos três reis do oriente, seguindo-se as datas de 20 de janeiro (São Sebastião), sexta-feira santa, 24 de junho (São João Batista), 2 de novembro (finados) e 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos trabalhos).
O Ideal Daimista de Comunidade Espírita

      O ideal da comunidade foi um acréscimo importante que o Padrinho Sebastião fez na doutrina do Mestre Irineu. O Padrinho concluiu dos ensinos do Mestre Irineu que eles ficavam ainda mais completos se eles pudessem se reunir solidáriamente para prover o bem comum . Por essa lógica, a vida comunal se torna o grande labortório, o território entre o macro e o micro da vida social, o que permite preciosas experiências para a construção de novas célullas de vida espiritualizada e qu3e possam oxigenar espiritualmente o planeta para o próximo milênio. A comunidade é um convite para uma convivência de trabalho e harmonia e sempre foi a meta de muitos homens santos e visionários. (Extratos do Guia da Floresta,pag 217/218)
      Foi no rastro desses homens que, depois de levantar uma Igreja e unir em torno de si muitos discípulos e seguidores, que o Padrinho Sebastião criou, em meados da década de 70 ,a comunidade da Colônia Cinco Mil. Nos anos 80, cumprindo as mensagens espirituais dos hinos que recebia na época (Hinário da Nova Jerusalém),mudou a comunidade para o coração da floresta amazônica, na localidade denominada Rio do Ouro. Dois anos depois, iniciou a abertura, no igarapé , da Vila Céu do Mapiá.
        Comunidade é portanto uma palavra chave para todo daimista da linha de Sebastião Mota. A comunidade representa o símbolo maior da união, o cenário onde os aprendizados espirituais de todos os seus membros são testados no dia-a-dia. Espiritualmente nos consideramos uma Família.
CONCLUSÃO

Concluímos que o Santo Daime é formado por várias correntes religiosas, com o intuito de chegarem mais perto de Deus, usando o sincretismo religioso, porém isso é abominável aos olhos do Senhor. Em Mateus 6:24, Jesus diz: “é impossível o homem servir a dois senhores”, e em Isaias 42:8 está escrito “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha gloria, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura”.
            Em seus rituais, os daimistas, rezam missa em favor dos mortos e cantam dez hinos sem instrumentos musicais usando tersos; essas praticas são ligadas a igreja católica. Em Deuteronômio 18: 9- 12 está escrito que a pratica de consultar os mortos Deus abomina, por isso não se deve celebrar missas à eles, no mesmo texto, o Senhor reprime as práticas do espiritismo que faz parte das varias correntes religiosas usadas no Santo Daime.
           No chá, encontram a redenção, um caminho mais rápido, um acelerador para se conhecer e chegar a Deus. entretanto Jesus diz em João 14:6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Não existe outro caminho ou acelerador que a aproxime o homem a Deus além de Jesus Cristo.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Instituto Cristão de Pesquisa, “Série Apologética – Volume II”.
Santo Daime Doutrina da Floresta, http://www.santodaime.org/doutrina/oquee.htm, Consultado no dia 24 de Maio de 2011.
Galhardo, Ricardo, Geral Drogas – O Barato Legal, Revista Veja, Edição 1 666 – 13 de Setenbro de 2000.

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