quinta-feira, 26 de maio de 2011

A GRAÇA NÃO É DE GRAÇA


A graça é de graça?
Bom, a graça que hoje recebemos gratuitamente foi paga por um preço que nós jamais poderíamos pagar a morte de cruz de Jesus Cristo (Ef 2.5 = estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).
Miniatura
Nós enquanto homens somos todos pecadores e por isso estamos afastados de Deus, por causa da culpa e do pecado. Mas essa não é a vontade de Deus para nós, por isso existe o perdão de Deus, a remoção da culpa e do pecado a toda humanidade (Rm 3.24 = sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus).
Só que isso não é feito de qualquer forma, para que houvesse perdão, foi necessário o derramamento de sangue (Hb 12.28 = Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade).
.
Na antiga aliança essa remoção era feita através do sacrifício de animais (um boi ou um cordeiro ou duas pombas ou ate mesmo um punhado de farinha dependendo da condição da pessoa), onde o animal sacrificado levaria sobre si os pecados da pessoa ou do povo que oferecia o sacrifício. Na nova aliança, nós já não precisamos mais de sacrifícios de animais como forma de remissão de pecados, pois a nova aliança é marcada por um derramamento de sangue único, que substitui toda e qualquer forma de sacrifícios pela culpa e pelo pecado, que é o sacrifício de Jesus.
 Jesus veio como homem para que não precisássemos mais de sacrifícios de animais como oferta pela culpa, pois Ele mesmo se doou e se entregou dando todo o seu sangue como remissão do pecado de toda a humanidade.
A graça é um dom imerecido dado por Deus através do sacrifício de Jesus, porém para a obtermos, precisamos entender que alguém pagou o preço (e alto) para que toda a humanidade fosse remida e lavada de seus pecados e esse alguém é Jesus, o cordeiro santo de Deus.
Na antiga aliança um cordeiro puro, sem defeito e sem mancha era dado em sacrifício pelo pecado e Jesus toma esse papel de cordeiro para Si.
Jesus é o cordeiro santo de Deus que tira todo o pecado e a culpa do mundo, que nos limpa com seu sangue e nos torna filhos e herdeiro de Deus.
Quando não aceitamos o fato que a graça é um dom imerecido e que só através dela temos a salvação e remissão dos pecados, todos os nossos esforços e sacrifícios são em vão, pois se não fosse à graça que nos é dada através do sangue de Jesus, todos nós estaríamos condenados e afastados de Deus.    
A graça é a manifestação soberana do imenso amor de Deus pelo homem, através dela, Deus atrai o homem constantemente a um concerto consigo, é nela, a graça, que não somos consumidos por causa da imensidão dos nossos pecados. Ainda que o homem se esforce por fazer muitas obras, ainda não poderia merecer o perdão de Deus.
  A igreja tem um papel muito importante na humanidade, pois ela é (ou ao menos deveria ser) a manifestação do amor e da graça de Deus na terra, é através dela, que podemos chegar ao conhecimento deste dom de Deus, que é dado a toda humanidade, de graça. Temos que entender que a igreja é o corpo de Cristo na terra onde o próprio Jesus é o cabeça, mas que não tem o poder de salvar nem o de condenar alguém, só Jesus tem esse poder.
Embora seja um tema central para a fé e a espiritualidade cristã, e que os reformadores insistiram em recuperar, ela continua sendo um dos elementos mais mal compreendidos e experimentados pelo povo cristão. Pensamos que uma das razões para a incompreensão da graça de Deus na história do cristianismo é a incapacidade do ser humano de compreender e aceitar o amor incondicional de Deus.
É esse amor que nos abre tanto para receber gratuitamente o perdão e a bondade quanto para reparti-los. É o amor de Deus em Cristo que nos liberta do pecado ou da auto-indulgência e nos conduz num caminho de comunhão e liberdade. É esse amor que nos liberta do egoísmo e nos transforma em santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário