segunda-feira, 5 de março de 2012

O que é preciso saber sobre a Hermenêutica e a Exegese



Definição de “hermenêutica”:
A origem deste nome deve-se, provavelmente, a Hermes, nome de um deus grego que transmitia e interpretava as comunicações dos deuses aos homens.
Hermenêutica bíblica = a ciência e a arte de interpretação bíblica
Ciência: Possui regras classificadas num sistema ordenado;
Arte: A comunicação é flexível, impedindo uma aplicação mecânica e rígida das regras.
Regras da  Hermenêutica
1.      A Escritura interpreta a própria Escritura.
2.      Os textos mais obscuros devem ser interpretados à luz dos mais claros.
3.      Um texto não pode significar o que nunca significou.
Na verdade seu significado real é exatamente o que Deus quis que ele significasse quando foi escrito/falado a primeira vez.
A Necessidade da Hermenêutica
A Hermenêutica capacita o crente (leitor) a discernir, interpretar e a perceber boas e as não tão boas interpretações.
Exegese
Exegese visa, primeiramente, descobrir qual era a intenção original das palavras da Bíblia.
Para tal analisa- se o contexto histórico e o contexto literário (análise léxico-sintática) dos textos.
Portanto, Exegese é ato de extrair uma interpretação ou explanação clara e veraz do texto em estudo.

Obs: Geralmente, Jo. 10:10 é aplicado erroneamente, como vemos na imagem ao lado.

Pressupostos importantes para uma boa exegese
A Bíblia é a palavra de Deus dada nas palavras de pessoas na história. Antes de falar a nós, ela falou a pessoas condicionadas a uma cultura própria daqueles tempos e circunstâncias.
Não podemos começar tentando identificar o significado do texto para nós, pois corremos o risco de dar a ele o significado que quisermos. Primeiramente devemos escutar a Palavra que os antigos ouviram.
A Bíblia possui uma natureza dupla, ela é Divina e Humana.
Nunca faça doutrina baseado em texto isolado.
O Antigo Testamento é interpretado à luz do Novo Testamento.
O alvo da boa interpretação não é originalidade (Uma nova revelação-Inédita).

Embora um bom dicionário bíblico ajude, devemos ser cautelosos. Não se começa a exegese consultando um “perito”, especialmente por muitas vezes este “perito” na verdade ter consultado um outro “perito” e assim por diante.

Ex.: Mc.10:23-25.
Muita gente afirma que havia uma porta em Jerusalém chamada “Fundo da Agulha”,
pela qual os camelos só poderiam atravessar de joelhos. O problema é que nunca houve tal porta. Esta interpretação foi proposta por Teofilacto, um eclesiástico grego que simplesmente não entendeu o que Jesus disse.

Depois de entendermos o que a Palavra quis dizer para os ouvintes originais, devemos extrair o que essa  mesma Palavra representa para nós hoje. Isso não é simples, pois as instruções e admoestações Bíblicas foram dadas em um contexto histórico-cultural totalmente diferente do nosso, necessitando de ser ajustada à nossa realidade, sem perder a sua essência. Cada um de nós vê a realidade através de olhos condicionados ao nosso próprio tempo e cultura.




Um comentário:

  1. Paz Professor.
    Tem como o senhor passar 20 questões pra respondermos e dessas 20 depois você tira 10 para ser a prova????

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